"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 5 de abril de 2010

E agora?

Café da manhã gorduroso pode ser mais saudável, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity concluiu algo inédito: um café da manhã gorduroso pode trazer mais benefícios à saúde do que um desjejum de frutas e cereais. Cientistas descobriram que a refeição matinal é capaz de programar o metabolismo para o resto do dia e, sendo assim, a refeição calórica logo pela manhã ajudaria o organismo a "queimar" gordura durante a jornada.
"Se ingerirmos uma refeição rica em carboidratos, ela irá promover a utilização dos mesmos durante todo o dia. Mas se, em vez disso, o café da manhã for rico em gordura, pode-se transferir a utilização de energia dos carboidratos para a gordura", explicou o Dr. Martin Young da Universidade de Alabama em Birmingham, segundo reportagem do jornal inglês Daily Telegraph.
O dito popular "café da manhã como rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu" parece se confirmar. Cobaias que foram alimentadas de maneira gordurosa na primeira refeição mantiveram-se saudáveis, enquanto aquelas que tiveram carboidratos pela manhã e gordura à noite não se saíram tão bem nas pesquisas. Na mesma reportagem, o professor Molly Bray acrescentou: "Os estudos concluíram que, quando se quer ser realmente eficiente na resposta a diferentes tipos de refeições durante o dia, uma refeição gordurosa pela manhã é uma boa escolha".
Fonte: VEJA Saúde

Nenhum comentário: