"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 20 de abril de 2010

Chocolate amargo ajuda no tratamento de doentes hepáticos

Comer chocolate amargo pode ser benéfico para pacientes que sofrem de problemas no fígado. É o que sugere um estudo apresentado em Viena, na Áustria, durante o Encontro Internacional da Associação Europeia para o Estudo do Fígado. O estudo recrutou 21 doentes hepáticos terminais e alimentou-os com refeições líquidas que continham - de maneira aleatória - chocolate branco ou amargo. Uma série de exames era aplicada 30 minutos antes e depois da ingestão, comparando os benefícios de cada tipo de chocolate para os doentes.
Foi concluído que o chocolate amargo causou menor aumento na pressão do fígado, o que pode reduzir os riscos de danos nos vasos sanguíneos dos pacientes. O cacau contém ainda alto nível de anti-oxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento das células do corpo, ajudando na preservação do fígado.
"É necessário combinar tecnologia avançada com fontes alternativas de tratamento para trazer benefícios para todos os pacientes", afirmou em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph o professor Mark Thursz, do Imperial College London. "O estudo comprova claramente a relação entre a ingestãoção do chocolate e a redução da pressão no fígado, diminuindo o impacto da doença e o nível de mortalidade".

Nenhum comentário: