"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma criança morre e quatro ficam internados com suspeita de botulismo em Alagoas

Uma criança morreu no Hospital Geral de Maceió, no sábado (18), com suspeita de botulismo, uma intoxicação provocada por bactéria presente em alimentos. Outros quatro membros da mesma família, permanecem internados. São crianças e adolescentes.
A criança que morreu, de 6 anos, foi internada no hospital junto com os outros familiares, na madrugada de sábado. De acordo com a assessoria do hospital, a suspeita é que, na sexta-feira (17), as vítimas tenham comido sardinha enlatada, que poderia estar contaminada com a bactéria.
Uma criança de 8 anos e dois adolescentes, de 12 e 14 anos, seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Um adolescente de 17 anos está na chamada “área vermelha” do hospital, que atende aos casos mais graves, e espera por vaga na UTI. Todos eles foram medicados com soro contra a bactéria, segundo a assessoria do hospital. Ainda de acordo com a assessoria, os quatro pacientes e a menina que morreu apresentaram sintomas semelhantes e típicos de intoxicação por botulismo, dentre os quais fraqueza muscular, visão turva e dupla, palidez, vômito e dispneia.
Amostras biológicas dos pacientes foram coletadas pelo Laboratório Central (Lacen) e devem ser enviadas para laboratórios de referência para investigar a hipótese de botulismo. Segundo a diretora do Lacen, Telma Pinheiro, também foram colhidas amostras do lixo da família que devem ser enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Nenhum comentário: