"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Três pessoas da mesma família são monitoradas por suspeita de gripe suína em Santa Catarina

Três pessoas de uma mesma família de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, estão sendo monitoradas por suspeita de estarem com o vírus da gripe suína. Duas mulheres, mãe e filha, uma de 81 anos e outra de 53, estão no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. Um homem de 65 anos, marido da paciente mais nova, está em casa em Itapema, em monitoramento. Mãe e filha estiveram em Curitiba e tiveram contato com um homem de cerca de 30 anos, um estudante brasileiro que vivia no México, e que também está sendo monitorado no Paraná por suspeita de ter contraído a doença.
A família teve contato com o homem entre os dias 8 e 13 de abril. O diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Luís Antônio da Silva, destaca que a família procurou se isolar das demais pessoas desde os primeiros sintomas. Os sintomas dos pacientes podem ser apenas de uma gripe comum, mas o monitoramento é feito porque os catarinenses tiveram contato com o caso suspeito. A mulher de 53 anos não apresenta mais nenhum sintoma de gripe. Apenas a paciente de 81 anos, que apresenta gripe e pneumonia, está em isolamento.
O material com a secreção nasal dos pacientes foi coletado e enviado para análise em um laboratório no Rio de Janeiro. O resultado deve sair em até quatro dias. Segundo relatos da família, o rapaz que morava no México apresentou febre, diarréia, vômito, dor generalizada e tosse ao embarcar para o Brasil.
A Secretaria de Saúde pede que qualquer cidadão que tenha contato com pessoas que estiveram no México e outros países de risco e apresente sintomas da gripe procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Em todo o país já chega a 20 o número de casos que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Além de Santa Catarina, são observadas três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, e duas no Rio Grande do Norte.
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: