"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ministério da Saúde acompanha 11 possíveis casos de gripe suína no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta segunda-feira (27) na qual diz que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína e que apresentaram alguns dos sintomas clínicos. Segundo o órgão, até agora, nenhuma dessas pessoas preenche a definição de “caso suspeito.” Segundo o ministério, são três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará.
Até o momento, diz o órgão, não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada na campanha nacional de vacinação contra a gripe não protege contra a influenza suína. A campanha é direcionada à população com mais de 60 anos.
Na nota, o ministério afirma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou os critérios de definição de caso suspeito: febre repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações –fatores que podem ser combinados ou não- e ter como procedência o México ou áreas atingidas pelo vírus nos EUA e no Canadá nos últimos dez dias.

Nenhum comentário: