"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quinta-feira, 15 de março de 2012

Restrições ao cigarro evitaram 800 mil mortes nos EUA

As medidas adotadas nos Estados Unidos contra o cigarro, como a elevação de impostos sobre a venda do produto e as campanhas de informação, permitiram evitar cerca de 800 mil mortes por câncer de pulmão entre 1975 e 2000, revela um estudo do Instituto Nacional de Câncer (NCI, na sigla em inglês) publicado nesta quarta-feira.
Se todos os americanos tivessem deixado de fumar após a primeira advertência contra os riscos do cigarro, emitida em 1964 pelas autoridades de Saúde do país, ao menos 2,5 milhões de pessoas teriam evitado uma morte prematura nos 36 anos seguintes, segundo os autores do estudo, baseado em um modelo informático.
Os pesquisadores reconstituíram o padrão de consumo de cigarro entre as pessoas nascidas de 1890 a 1970, e aplicaram um modelo sobre a frequência de câncer de pulmão neste grupo.
"Estes resultados dão uma ilustração convincente dos efeitos devastadores do cigarro em nosso país e da enorme vantagem em se reduzir a taxa de tabagismo", destacou Robert Croyle, diretor da divisão de controle do câncer do NCI. "Apesar dos importantes progressos na luta contra o tabagismo, não podemos diminuir nossos esforços", completou Croyle.
O principal autor do estudo, Suresh Moolgavkar, do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, explicou a importância da pesquisa: "Este estudo representa a primeira tentativa de quantificar o impacto das restrições ao cigarro sobre a mortalidade por câncer pulmonar".
Fonte: Agência Frace-Presse

Nenhum comentário: