"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atendimento da ESF 14 no bairro São Roque - Itajaí

Uma das estratégias desenvolvidas pela equipe ESF 14 para readequar e humanizar os atendimentos foi fazer uma espécie de "equipe volante", com o intuito de melhor trabalhar com a comunidade do São Roque. Esta comunidade foi escolhida devido a diversos aspectos, como maior número de idosos, distância da unidade de saúde Espinheiros - nossa base, bem como dificuldade de locomoção por falta de linhas de ônibus interligando os bairros.
Fizemos uma reunião com a comunidade no dia 29 de fevereiro, explicando os motivos da escolha e a fórmula encontrada para os atendimentos em si, reunião esta bastante concorrida. Nesta data, definiu-se que o projeto piloto seria realizado no dia 12 de março, e que contaria com atendimento clínico pela manhã e pediátrico a tarde.
Para nossa satisfação, este dia foi muito concorrido, contando com 26 atendimentos médicos e 7 acolhimentos de enfermagem, apenas na parte da manhã, além de 15 consultas com a pediatra na parte da tarde. Toda a equipe esteve mobilizada, desde médicos e equipe de enfermagem, passando por todos os ACS, incluindo um que está de férias mas veio ver o atendimento por estar incluindo a sua microárea. Também participaram os acadêmicos de medicina que fazem seu internato na UBS Espinheiros.
Abaixo, algumas fotos do evento:
















Um comentário:

Bruno Ceranto disse...

Eu como acadêmico de Medicina e aluno do Prof. Alexandre, me senti honrado em participar deste projeto que teve a mobilização de toda a equipe da unidade. Os atendimentos se deram de maneira muito organizada, sendo possível atender com qualidade todos os pacientes que procuraram o serviço oferecido pela equipe. Isso sem falar que nós acadêmicos fomos muito bem recebidos e aceitos por todos que ali estavam a procura de atendimento, seja para realizar a consulta, renovar alguma receita de medicamento, solicitar exames de rotina, ou mesmo para conversar e tirar algumas dúvidas. Acredito que com o atendimento mais próximo da população da comunidade do São Roque, mesmo que apenas 1 vez ao mês por enquanto, os primeiros passos estejam sendo dados em busca de uma nova equipe de estratégia de saúde da família para aquela região. A região carece de um acesso digno e seguro para a UBS do Espinheiros e muitos deixam de frequentar a unidade por esta se localizar muito longe da comunidade. Talvez através deste projeto no qual as pessoas se sintam mais acolhidas e próximas do cuidado médico, uma semente esteja sendo plantada para que o atendimento seja totalmente humanizado através de uma nova unidade naquela região.