"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chocolate amargo reduz pressão arterial, diz pesquisa

Se você tem culpa quando ingere chocolate, pode começar a se alegrar. Mais uma pesquisa confirma as propriedades benéficas do alimento escuro, com alta porcentagem de cacau. Dessa vez, foram os cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, que descobriram que o cacau inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.
Segundo a versão on-line da publicação britânica Daily Mail, a equipe recrutou 16 voluntários saudáveis não-fumantes para o estudo. Dois dias antes do estudo, não foi permitido comer chocolate ou qualquer coisa que tivesse compostos similares, incluindo frutas. Além disso, café, chá e vinho também foram proibidos. Todos os voluntários realizaram exame de sangue antes e depois de comer 75 g de chocolate amargo contendo 72% de cacau. Os cientistas descobriram então que a atividade enzimática da ECA (enzima conversora da angiotensina), responsável pela regulação da pressão arterial, foi reduzida em 18% três horas após a dose de cacau. Isso é comparável ao efeito de medicamentos que inibe a enzima, usados para tratamento de pressão arterial elevada.
"Já havíamos demonstrado antes que o chá-verde inibe a enzima ECA, que está envolvida com o equilíbrio do corpo e regulação da pressão arterial. Agora queremos estudar os efeitos do cacau", disse Ingrid Persson, chefe da pesquisa.
Os cientistas querem pesquisar mais a fundo como atuam as substâncias ativas, como procianidinas e catequinas (antioxidantes que reduzem danos à celulas), presentes no cacau, uma vez que estão relacionadas ao efeitos contra a pressão. Ótima notícia, não? Só não se esqueça de que os estudos foram feitos com chocolate escuro e amargo. Por isso, antes de ingerir o próximo bombom bem doce, pense também nas calorias.
Fonte: Terra Saúde