"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sábado, 20 de novembro de 2010

O óleo vegetal certo mantém a saúde em alta

Cada vez mais o óleo vegetal ganha espaço na vida dos brasileiros. A médica ortomolecular Sylvana Braga, de São Paulo, explica que os óleos são grandes fontes de nutrientes, previnem uma série de doenças, aceleram o metabolismo e auxiliam no bom funcionamento dos órgãos vitais. Entre os principais óleos estão: girassol, que atua nos sistemas nervoso, endócrino e reprodutor; a linhaça, que funciona como antioxidante; previne doenças degenerativas e cardiovasculares; a macadâmia, o único óleo vegetal rico em ômega-7, responsável pelo metabolismo dos lipídios; a castanhado-pará, que diminui o risco de doenças cardíacas; o gergelim ajuda nas enfermidades degenerativas e cardiovasculares; e a amêndoa doce, rica em proteínas, excelente para pele e cabelo.  De acordo com a especialista, para garantir essas vantagens, os óleos devem ser extraídos a frio e na primeira prensagem.
Girassol: ajuda nas enfermidades degenerativas e cardiovasculares.
Linhaça: diminui sintomas de distúrbios menstruais; reduz o risco de câncer de pulmão, mama e próstata e é cicatrizante.
Macadâmia: controla a pressão sanguínea, equilibra os níveis de colesterol e reduz a taxa de glicose.
Castanha-do-pará: estimula o sistema imunológico, protegendo as células contra o câncer de mama.
Gergelim: é antioxidante, nutriente, absorvedor de uva; ajuda na cicatrização e tem propriedades emolientes.
Amêndoa doce: rico em proteínas, excelente para pele e cabelo; previne estrias na gravidez; seu uso diário favorece uma pele jovem e saudável e age reduzindo as doenças cardíacas.
Fonte: Yoga journal

Nenhum comentário: