O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.
Neste semestre, a Univali participa do Rondon com quatro trabalhos aprovados dos seis inscritos, entre eles o que coordenei para a Operação Carajás - município de Curionópolis/PA. Hoje estamos em Marabá/PA com os demais professores coordenadores aprovados para esta operação, na viagem precursora obrigatória. Passaremos cinco dias na cidade onde ocorrerá o trabalho (no meu caso, Curionópolis), estudando as necessidades e estrutura do município, preparando o terreno para o desenvolvimento do projeto em conjunto com os alunos, em janeiro de 2011.
Quer saber mais? Acesse https://www.defesa.gov.br/index.php/projeto-rondonsubmenu.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário