"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hans Krebs

Sir Hans Adolf Krebs (Hildesheim, 25 de agosto de 1900 — Oxford, 22 de novembro de 1981) foi um biólogo, médico e químico alemão. Cursou medicina, biologia e química na Universidade de Göttingen, na de Hamburgo e na de Berlim; nesta última trabalhou com Otto Heinrich Warburg, Nobel de Fisiologia/Medicina de 1931. Obteve a cátedra de Medicina Interna da Universidade de Friburgo. Em 1931, emigra para a Inglaterra, nacionalizando-se. Exerceu atividades docentes nas Universidades de Sheffield e Cambridge. Foi professor de bioquímica em Whitley e Trinity College, em Oxford. Faleceu em 22 de novembro de 1981, em Oxford.
Seus principais trabalhos de pesquisa giram em torno das análises do metabolismo celular, principalmente na transformação dos nutrientes em energia dentro das células. Descobriu que certas reações conhecidas dentro das células estavam relacionadas entre si, nomeando esta sucessão de reações de Ciclo do ácido cítrico (1937), mais tarde renomeado em sua honra de Ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico é o conjunto de reações energéticas que se produzem nos tecidos dos mamíferos, traduzidas pela formação e decomposição repetidas do ácido cítrico com eliminação de gás carbônico.
Outras investigações desenvolvidas por Krebs incluem aspectos fundamentais do ciclo da uréia (urogênese), e o descobrimento da importância dos ácidos tricarboxílicos (ácido cítrico, ácido isocítrico, ácido aconítico,etc) na respiração aeróbica.
Recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1953, compartilhado com Fritz Lipmann.

Nenhum comentário: