"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Univali abre ambulatório especializado em vítimas do trânsito

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) decidiu criar um ambulatório especial para vítimas de acidentes de trânsito. A implantação da unidade surgiu a partir da análise do número de atendimentos na Clínica de Fisioterapia da universidade, que apontou: 70% dos pacientes são originados de acidentes de trânsito.
O objetivo, além de reabilitar os pacientes, é desempenhar ações socioeducativas para prevenção de acidentes e conscientização sobre cuidados no trânsito. O ambulatório já está em funcionamento e conta com cinco fisioterapeutas, além do apoio de universitários. O atendimento é pioneiro na região e recebe pessoas do sistema público de saúde de Itajaí, Camboriú, Penha, Navegantes, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Luís Alves e Ilhota.
— Muitas pessoas atendidas na clínica são reincidentes, especialmente motoqueiros. Além de serem os casos mais graves, as vítimas de acidentes com motos correspondem a 98% dos atendimentos do ambulatório — explica Ana Lígia Oliveira, fisioterapeuta e coordenadora do ambulatório de acidente de trânsito.
Segundo Oliveira, as fraturas nas pernas e as amputações são as duas principais lesões causadas por acidentes nas ruas. A reabilitação, realizada com o acompanhamento dos fisioterapeutas, tenta minimizar sequelas como perda de força muscular e dos movimentos. O ambulatório conta com o apoio de alunos do curso de Psicologia.
Reportagem: Jornal de Santa Catarina

Um comentário:

Eduardo Teston Bondan disse...

Ótima idéia... melhor ainda se tivesse o apoio do pessoal da psicologia; Afinal, é preciso mudar a conduta dessas pessoas "reabilitadas" no trânsito.