Um estudo britânico relacionou o surgimento de tumores à adoção de hábitos de vida pouco saudáveis, como má alimentação e o fumo. De acordo com a pesquisa, publicada na revista especializada The British Journal of Cancer, cerca de 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos registrados em mulheres na Grã-Bretanha foram provocados pelo estilo de vida dos pacientes e poderiam, portanto, ter sido evitados.
A pesquisa, a mais extensa elaborada até hoje no Grã-Bretanha, chegou à conclusão que mais de 100.000 dos cânceres diagnosticados a cada ano no país são causados por quatro fatores relacionados com o estilo de vida: tabaco, má alimentação, álcool e sobrepeso.
Segundo o estudo, realizado pela associação britânica Cancer Research UK e que levou em conta 14 fatores ambientais e de estilo de vida, o tabaco é o elemento mais determinante para o desenvolvimento de um câncer. O cigarro é responsável por 23% dos casos de câncer em homens e por 15,6% das ocorrências em mulheres, sendo que os tipos mais frequentes são, além do de pulmão, o de bexiga, rim, pâncreas e colo do útero.
No total, 34% dos cânceres diagnosticados na Grã-Bretanha em 2010, o que equivale a 106.845 casos, estavam vinculados a tabaco, alimentação, problemas com álcool e excesso de peso. Entre os homens, 6,1% dos casos de câncer tinham relação com a falta de frutas e verduras na dieta; 4,9%, com o trabalho; 4,6%, com o álcool; e 4,1%, com o sobrepeso.
Além disso, segundo o estudo, 3,7% dos cânceres diagnosticados em homens têm como causa uma excessiva exposição aos raios ultravioletas. No caso das mulheres, 6,9% dos diagnósticos de câncer estiveram vinculados ao sobrepeso, 3,7%, a infecções, e 3,6%, aos raios ultravioletas. A falta de frutas e verduras na dieta foi determinante em 3,4% dos casos de câncer entre mulheres, enquanto o álcool foi responsável por 3,3% das ocorrências.
Fonte: Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário