"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 14 de agosto de 2011

Soja não beneficia mulheres na menopausa

Tomar suplementos de soja não ajuda as mulheres a aliviar os sintomas da menopausa ou impedir a alterações ósseas que começam nessa fase da vida, segundo sugere um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miamia, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, mulheres que tomaram os suplementos todos os dias durante dois anos não tiveram nenhuma melhora em seus sintomas quando comparadas com aquelas que receberam placebo. Elas ainda tiveram mais ondas de calor até o final do estudo.
Os pesquisadores também não viram nenhuma alteração na densidade óssea em relação às mulheres que tomaram placebos. A baixa densidade óssea, comum nessa fase da vida, expõe as mulheres a um maior risco de osteoporose e de fraturas nos ossos.
Mulheres que buscam por alternativas que reduzam os sintomas da menopausa ficaram sem muitas alternativas desde que um estudo mostrou que a terapia hormonal aumentava o risco de complicações cardiácas e o aparecimento de câncer.
Até 2002, acreditava-se que o tratamento com hormônios só trazia benefícios a curto e longo prazo e nenhum tipo de prejuízo. Um grande estudo com milhares de mulheres, porém, descobriu que os benefícios a curto prazo, como a redução dos sintomas, eram acompanhados a longo prazo do aumento de risco de acidentes cardiovasculares, osteoporose e câncer de mama. O tratamento, então, passou a ser contra-indicado, mas não proibido, pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Estudos anteriores já demonstraram que os suplementos de soja não apresentam os mesmos riscos que a terapia hormonal. Mas há outras pesquisas indicando, contudo, que, se a soja não traz prejuízos, também não traz benefícios. 
"Após o estudo, muitas pacientes tentaram resolver os sintomas com suplementos de soja. A nossa pesquisa foi iniciada com o objetivo de responder apenas uma pergunta: será que esses comprimidos de isoflavona de soja ajudam mesmo as mulheres?", disse Silvina Levis, da Escola Miller de Medicina da Universidade de Miami e coordenadora do estudo. A resposta, infelizmente, é não.
Pelo menos é o que indica este estudo. Nele, 248 mulheres que atingiram recentemente a menopausa foram divididas aleatoriamente em dois grupos. Por dois anos, metade das mulheres tomou isoflavona de soja todos os dias. A outra metade tomou placebo. As voluntárias não sabiam se estavam recebendo o tratamento real ou o simulado.
Após o período de análise, os resultados mostraram que as mulheres em ambos os grupos perderam a mesma quantidade de densidade óssea na coluna e no quadril. Além disso, elas relataram um número similar de sintomas decorrentes da menopausa – com exceção das mulheres do grupo da soja, que diziam ter mais ondas de calor do que as outras.
Além disso, as mulheres que receberam os suplementos de soja relataram problemas no estômago, constipação e dificuldades de digestão. Não houve, porém, nenhum efeito colateral grave. O resultado final, diz a pesquisadora, indica que a soja não dê proteção nenhuma contra os sintomas da menopausa.
Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: