"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fumar logo após acordar aumenta incidência de câncer


O fumante que acende seu primeiro cigarro logo após acordar pela manhã tem um risco maior de desenvolver tumores de pulmão e de cabeça e pescoço. A descoberta, publicada no Cancer, um periódico da Sociedade Americana de Câncer, pode ajudar a identificar fumantes que têm um risco especialmente alto de desenvolver a doença, e que poderiam se beneficiar com programas específicos para a redução dos riscos.
É de conhecimento geral que fumar aumenta a probabilidade de diversos tipos de cânceres. O que não se sabia, no entanto, é por que somente alguns fumantes chegam a desenvolver a doença. Joshua Muscat, do Colégio de Medicina Penn State, em Hershey, e colegas investigaram, então, se o horário do primeiro cigarro do dia afetaria os riscos de cânceres, independentemente da frequência e da duração.
A análise para câncer de pulmão incluiu 4.775 casos da doença e 2.835 pacientes controle. Todos eram fumantes regulares. Comparados aos indivíduos que fumavam seu primeiro cigarro mais de 60 minutos após acordarem, as pessoas que fumavam de 31 a 60 minutos eram 1,31 vezes mais propícias a desenvolverem câncer de pulmão. Aqueles que fumaram nos primeiros 30 minutos após acordar eram 1,79 vezes mais propícios à doença.
A análise para câncer de cabeça e pescoço incluiu 1.055 casos e 795 pacientes controle – todos com histórico de fumo regular. Comparados aos indivíduos que acendiam seu primeiro cigarro mais de 60 minutos após acordar, aqueles que fumaram de 31 a 60 minutos eram 1,42 vezes mais propícios a desenvolverem o câncer. Já os que fumavam nos primeiros 30 minutos eram 1,59 vezes mais propícios à doença.
A descoberta indica que a necessidade de fumar logo após acordar pela manhã pode aumentar a probabilidade dos fumantes de desenvolverem câncer. “Esses fumantes têm níveis mais altos de nicotina, e possivelmente de outras toxinas do tabaco, no corpo. Eles podem ser mais viciados do que aqueles fumantes que começam a fumar mais tarde”, diz Muscat. “Pode ser uma combinação de fatores genéticos e pessoais que causam uma maior dependência à nicotina.”
De acordo com os autores, como os fumantes que acendem seu primeiro cigarro já nos primeiros minutos da manhã são um grupo de alto risco para o câncer, eles se beneficiariam de programas de combate ao tabaco voltados especificamente a eles. Tais intervenções poderiam ajudar a reduzir os efeitos negativos do tabaco à saúde, bem como os custos associados ao seu uso.

Nenhum comentário: