"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

domingo, 9 de janeiro de 2011

A hora é de investir nas frutas

No rol de alimentos com presença obrigatória em qualquer cardápio durante o verão, as frutas estão entre os grupos mais recomendados por médicos e nutricionistas. Isto porque, além de repor o líquido que perdemos devido à transpiração maior neste período do ano, elas contribuem acrescentando fibras e vitaminas necessárias ao bom funcionamento do organismo.
E não é preciso exagerar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ingerir três frutas diferentes por dia, seja no café da manhã, na sobremesa ou no fim do dia, tanto ao natural quanto na forma de suco, já ajuda. No verão, algumas frutas se sobressaem e podem perfeitamente ser incorporadas ao cotidiano alimentar.  São as chamadas frutas da época. Veja aqui algumas dessas frutas que casam bem com o calor.
Melancia – Além de saborosa e refrescante, a melancia é rica em vitaminas C e vitaminas do complexo B. Outras vantagens são o fato de ter bastante água e acentuado efeito diurético.
Melão – Com 90% de água em sua composição, também é outra fruta que contribui para repor o líquido perdido pelo organismo no calor. E por ser fonte de diversas vitaminas e dos minerais cálcio e fósforo, ajuda a recuperar nutrientes perdidos.
Acerola – Merece também uma atenção especial, já que possui vitaminas B1, B2 e C, além de minerais como fósforo, ferro e cálcio. Como é uma fruta um pouco azeda, pode-se optar por ingeri-la na forma de suco, feito com a polpa.
Maçã – Sua principal característica é possuir uma fibra solúvel, que diminui os níveis de colesterol. Tem ainda vitamina C, que favorece o sistema imunológico. A recomendação é saboreá-la ao natural.
Pêra – Composta por água, fibra e minerais, a pêra faz muito bem ao organismo e é bastante apreciada por ser uma fruta considerada mais “leve”.

Nenhum comentário: