"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Medicina de família e ensino médico são os temas dos próximos fóruns do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promove no final deste mês de novembro e início de dezembro dois importantes debates sobre temas que merecem destaque das entidades médicas: medicina de família e comunidade e ensino médico. Em 25 de novembro, as câmaras técnicas de medicina de família e comunidade dos conselhos e sociedades da especialidade debaterão durante todo o dia as deficiências que afetam a atenção primária no Brasil e analisarão propostas de soluções.
O coordenador da Câmara Técnica do CFM, Celso Murad, justifica o debate ampliado com os CRMs sobre o tema. “A Estratégia de Saúde da Família abrange todo o Brasil. Os conselhos de medicina são uma das poucas instituições que alcançam todo o território nacional e podem atuar na regulação do trabalho médico”, explica.
A programação do I Encontro das Câmaras Técnicas de Medicina de Família e Comunidade e II Fórum de Medicina de Família e Comunidade do CFM prevê a realização de mesas redondas sobre temas como plano de cargos, carreiras e salários na Estratégia de Saúde da Família (ESF), formação e titulação; além de uma conferência sobre telessaúde como ferramenta de formação e integração.
Ensino médico – Nos dias 1º e 2 de dezembro, a necessidade de médicos e especialistas, e a avaliação do egresso de escolas médicas nacionais e estrangeiras terão destaque no II Fórum Nacional de Ensino Médico. O evento irá contar com mesas redondas e conferências sobre temas como formação médica e segurança do paciente; o novo Código de Ética Médica e o ensino médico, além de uma discussão sobre avaliação das próprias escolas médicas e sua abertura indiscriminada. O coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Carlos Vital, explica o objetivo do encontro: “será uma oportunidade para a abordagem de questões que se sobressaem nos últimos tempos quando o assunto é a qualidade do ensino médico no país”.
Foram convidados para o encontro personalidades como o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene; o secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa; representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Milton de Arruda Martins e Ana Estela Haddad; além do professor da Mayo Medical School (Minnesota, EUA), James Newman; do secretário-geral do Colegio Médico Departamental de Cochabamba, Aníbal Antonio Cruz Senzano, e diversos outros convidados e lideranças médicas, com presenças a serem confirmadas.
As inscrições para os encontros estão abertas e são gratuitas. Para os eventos de Medicina de Família e Comunidade, é possível inscrever-se até o dia 18.
Fonte: Portal Médico - CFM

Nenhum comentário: