"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Presidente Lula diz que parou de fumar há 8 meses e aconselha fumantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em sua coluna semanal O Presidente Responde, que está há cerca de oito meses sem fumar. Lula falou sobre sua luta contra o cigarro quando citava os programas do Ministério da Saúde de combate ao fumo, e aconselhou os fumantes a seguirem o seu exemplo.
"Eu mesmo parei de fumar há quase oito meses e estou me sentindo muito bem, comendo melhor, respirando melhor, com muito mais fôlego nas corridas e caminhadas. Aconselho todos os fumantes a fazerem o mesmo", disse Lula. "O Brasil é, atualmente, um dos principais atores no combate ao tabagismo no mundo".
Pesquisa feita em 1989 constatou o índice de 33% de fumantes no Brasil. "Em 2008, esse índice tinha caído para 17,2%, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em parceria com o Ministério da Saúde", disse. "Por essa pesquisa detalhada, o IBGE e o Ministério da Saúde foram premiados pela Organização Mundial da Saúde e mais quatro instituições internacionais. Essas organizações incentivaram a realização de pesquisas em 14 países e o Brasil foi o primeiro a finalizar o levantamento", afirmou o presidente.
Lula destacou o aumento de impostos sobre o tabaco, a proibição de publicidade e a inclusão de advertências explícitas nos maços de cigarros como as principais medidas do governo para combater o fumo.

Nenhum comentário: