"Quereis ser médico, meu filho? Esta é a aspiração de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência.
Tens pensado bem no que há de ser a tua vida?"

- Esculápio -

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mudanças no Código de Ética Médica

Cidadãos e entidades da sociedade civil têm até o hoje (28) para sugerir mudanças no Código de Ética Médica.
Em vigor desde 1988, o código será reformulado. De acordo com o coordenador da Comissão Nacional de Revisão do Código e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Ávila, até o momento 2.390 propostas de alteração foram encaminhadas.
“O código tem 21 anos de idade e atingiu a sua maioridade. Enquanto na maioria dos países os códigos têm sido revisados a cada cinco anos, no Brasil permanece com o mesmo a duas décadas. Surgiram novas questões que precisam ser incorporadas”, destaca.
Segundo d' Ávila, o tradicional recebimento de brindes da indústria farmacêutica por médicos é um dos assuntos que deverá ser incorporado pelo novo código.
“A maioria dos países tem limitado o valor do brinde. Queremos que os patrocínios para congressos sejam aceitos apenas por palestrantes e que seja informado quem é o patrocinador”, adianta.
Questões relacionadas à conduta do paciente também farão parte do Código. Será abordado, por exemplo, o procedimento que o médico deve tomar caso o paciente recuse-se a adotar uma orientação médica.
“O que fazer se o paciente se recusar a sofrer uma cirurgia ou no caso dos seguidores das Testemunhas de Jeová que recusam-se a receber sangue? O atual Código informa que a vontade do paciente deve ser respeitada desde que não comprometa a vida da pessoa, mas no Código Civil consta que o paciente tem total autonomia para recusar procedimentos”, questiona o representante do CFM.
A terminalidade da vida será outro capítulo novo do código. “Abordaremos se o paciente tem o direito de morrer em paz, sem precisar fazer um tratamento desproporcional ou ficar na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] se está morrendo, ao invés de ir para casa. Existe uma resolução do Conselho que está sendo contestada judicialmente. Somos contra a eutanásia, mas também contra a distanásia que é o prolongamento da morte”, afirmou.
De acordo com d'Ávila, o tema erro médico é o que menos recebeu sugestões de alterações.
“É um capítulo que abrange a responsabilidade profissional e está de acordo com a legislação brasileira. O médico é punido quando provoca dano por imperícia, imprudência ou negligência e esta é a base de todo o sistema jurídico”.
Nos últimos cinco anos, 2.387 processos relacionados à erro médico foram encaminhados pelos conselhos regionais de medicina para serem julgados pelo em última instância pelo CFM.Os temas mais freqüentes são os relativos à imprudência, à conduta anti-ética e à negligência médica. O Conselho não informou em quantos casos os médicos foram considerados culpados.
O vice-presidente da entidade orienta ao cidadão que se sentir prejudicado por um ato médico a fazer a denúncia ao Ministério Público, para verificar se a conduta foi criminosa ou não, ou ir ao Conselho de Medicina para fazer a análise da conduta.
“Por um único ato o médico pode ser punido em quatro instâncias diferentes (pelo conselho, administrativamente, se ele for médico da prefeitura ou da União, na área criminal e na área cível”, explicou.
As sugestões para a revisão do Código de Ética Médica devem ser encaminhadas pelo site www.portalmedico.org.br. As propostas serão analisadas durante a 2ª Conferência Nacional de Ética Médica, que ocorre de 25 e 27 de março.
Além dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina, integram a Comissão Nacional de Revisão do Código representantes do Ministério Público do Distrito Federal, da Federação Nacional dos Médicos, da Sociedade Brasileira de Bioética, o Tribunal de Justiça do Paraná, da Clínica São Vicente e da União Social Camiliana de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil - Aderbal Machado

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tese sobre distúrbio de personalidade anti-social

Sansão, o personagem bíblico, sofria de um dos primeiros casos reportados de distúrbio da personalidade anti-social.
Eric Altschuler, da Universidade da Califórnia, San Diego, e seus colaboradores dizem que Sansão apresentava sinais de seis dos sete comportamentos associados ao distúrbio.
Rotineiramente envolvia-se em brigas, matando de uma só vez 1000 filisteus com uma das mãos, apreciando com prazer, sem sentir remorso. Também apresentava uma ligeira indiferença por sua segurança, o que pôde ser notado ao contar a Dalila, a mulher que tentara matá-lo por três vezes, o segredo de sua força.
O distúrbio da personalidade anti-social apresenta, no mínimo, três dos sete comportamentos específicos como a impulsividade, a imprudência e a participação habitual em lutas, de acordo com um manual padrão denominado DSM-IV, utilizado pelos médicos para diagnosticar as doenças mentais conhecidas.
"É como se o autor da história tivesse os critérios DSM pendurados em sua parede", diz Altschuler. Os pesquisadores relacionam a queima dos campos filisteus à impulsividade e à inabilidade de adaptação às normas sociais. Era um ludibriador, o que pode ser comprovado por não ter dito a seus pais, por exemplo, que havia retirado o mel da carcaça de um leão e, como várias pessoas com o distúrbio da personalidade anti-social, comportava-se muito mal quando criança: ateando fogo em objetos, torturando animais, roubando e intimidando outras crianças.
Altschuler diz que o diagnóstico pode tornar outras partes da história mais inteligíveis, tais como momentos dos capítulos 13 e 16 de Juízes. Por exemplo, um capítulo inteiro é dedicado à mãe de Sansão, Hazelelponi, sendo avisada pelos anjos a não ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez, sugerindo que a imprudência e o desrespeito pelos outros era uma característica familiar.
A pesquisa foi publicada na edição de 17 de fevereiro de Archives of General Psychiatry.

Caramujo africano volta a aparecer em SC

Uma praga que há alguns anos já foi comum na região voltou a aparecer em Corupá - SC. A proliferação do caramujo africano (Achatina fulica) causa preocupação e já mobilizou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a de Saúde para combater a praga.
Na última semana foram espalhados pela cidade 15 pontos de coleta para que a população possa colaborar no controle da proliferação do caramujo. Por enquanto, ele está mais localizado na região central da cidade, onde tem causado estragos nas hortas e pequenas plantações das propriedades.
É recolhida uma média de 130 quilos de caramujos, que são incinerados em um local especial do aterro sanitário. Os técnicos agrícolas alertam que a população deve ter alguns cuidados ao manipular o caramujo. Ele deve ser coletado com a proteção de luvas ou sacolas plásticas nas mãos e não pode ser colocado no lixo comum, pois se levado para o aterro sanitário ele pode se proliferar naquela região.
Todo esse cuidado é porque o caramujo é responsável pela transmissão de duas doenças. A mais comum é a meningite causada por um micro-organismo chamado Angiostrongylos cantonensis, encontrado na secreção do caramujo. Seus principais sintomas sintomas são febre, vômitos e forte dor de cabeça.
Outra doença, mais rara, mas que pode ser mortal, é a angiostrongilíase abdominal. Ela também é causada por um micro-organismo presente na secreção do molusco e pode levar à morte por perfuração intestinal. Felizmente não há nenhum registro oficial de pessoas contaminadas pelas doenças dos caramujos. Essa praga começou a aparecer na região no final dos anos 80, quando algumas pessoas o confundiram com o escargot, caramujo comestível que é apreciado na alta culinária.
— Algum ignorante resolveu criar o caramujo africano e outros foram atrás achando que poderiam ganhar alguma coisa. Quando ficou comprovado que eles não são comestíveis e podem causar doenças, os animais foram largados na natureza, onde viraram uma praga — diz Jean Marcel Bertoldi Diel, técnico agrícola da Prefeitura.
Fonte: Diário Catarinense

Dispepsia

Dispepsia é uma dor ou desconforto sentido na parte superior do abdômem. A dor pode ser cíclica, mas usualmente permanece a maior parte do tempo. Pessoas de qualquer idade ou sexo podem ter dispepsia, problema que ataca uma em cada quatro pessoas. Os sinais clássicos da dispepsia são: dor em queimação no estômago, empachamento, pirose, náuseas e vômitos e eructações.
Muitas vezes a dispepsia é causada por uma úlcera no estômago ou duodeno, ou pela doença do refluxo, o que acaba causando ocasionalmente dor no peito, podendo servir como diagnóstico diferencial para IAM.
Algumas vezes a dispepsia pode ser um sinal de uma doença mais séria como uma profunda úlcera gástrica, mas raramente ela é causada por câncer. É especialmente importante consultar um médico quando a dispepsia está associada aos seguintes fatores: mais de 50 anos de idade, perda de peso recente sem intenção, disfagia, vômitos freqüentes, sensação de massa no abdômem. Na maioria dos casos a dispepsia é tratável com medicamentos. Caso não ocorra melhora significativa após oito semanas de tratamento, a endoscopia digestiva será uma boa alternativa como exame complementar.
Medidas de suporte são importantes:
- Cessação do tabagismo
- Redução do nível de stress
- Não comer antes de ir deitar e elevar a cabeceira da cama
- Não fazer uso de analgésicos e/ou anti-inflamatórios sem conhecimento médico

Referência: American Academy of Family Physicians, Out 1999.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Para quem não gosta de carnaval











Uma alternativa rápida e simples para quem, como eu, não é fã dos delírios de momo (preferindo os eflúvios de baco!) é a visita à charmosa vinícola Villa Francioni, ali em São Joaquim. Quem ainda pensa que vinho nacional é sinônimo de baixa qualidade e os melhores estão no Vale dos Vinhedos - RS, precisa rever seus conceitos.
O Villa Francioni safra 2005 recebeu da Associação Paulista de Sommeliers o título de melhor vinho do Brasil em 2008. Além deste premiado néctar, a vinícola produz um excelente branco ligeiro - o Sauvignon Blanc 2008; um rosé que surpreende os paladares mais exigentes no verão, o VF 2008 (que é apresentado numa bela garrafa angulosa, lembrando perfumes franceses; um belo vinho de trabalho, o Joaquim, corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, muito honesto e redondo, com taninos macios e leves. Também produz um tinto acima da média, o Francesco, que eu particularmente achei o menos interessante no quesito custo-benefício.
O Villa 2005, um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec, merece, com todos os méritos, o seu prêmio máximo. Estagiando um ano em barricas de carvalho francês, tem um perfeito equilíbrio entre acidez, potência, força de boca e aromas. Um belo vinho que deve ser degustado despido de todos os preconceitos que costumam acompanhar o produto brasileiro.
Evoé, Baco, Evoé!

Pílula do dia seguinte só em caso de emergência

Se a camisinha estourou ou o anticoncepcional ficou esquecido na gaveta, uma opção para evitar uma gravidez indesejável pode ser a pílula do dia seguinte, um comprimido de emergência que só deve ser usado em situações excepcionais. Tomada até 24 horas após a relação sexual, a pílula evita a fecundação do óvulo em até 98% dos casos. A ginecologista Simone Nogueira explica que a pílula do dia seguinte não deve ser usada como um método contraceptivo, e não pode ser ingerida de forma corriqueira. Como o método consiste na ingestão de altas doses de hormônios como estrogênio e progesterona, não se sabe os efeitos do medicamento a longo prazo no aparelho reprodutor.
– Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pílula do dia seguinte não é abortiva. Os hormônios contidos no medicamento impedem que o corpo se prepare para uma possível gravidez. Ou seja, o movimento das trompas fica mais lento, impedindo que o espermatozoide chegue ao óvulo, e modifica o endométrio, que não fica espesso o suficiente para que o óvulo ser implantado – explica a ginecologista.
Esta pílula é contra-indicada para mulheres hipertensas ou com histórico de problemas cardiovasculares ou no fígado, alerta a ginecologista Maria Cecília Erthal. Ela deve ser comprada apenas com receita médica e pode causar enjoos, vômitos e dores de cabeça.
– Há três formas de tomar a pílula do dia seguinte. A primeira, que indico apenas para mulheres que estão em lugares mais remotos e não têm como falar com o ginecologista, é tomar doses mais altas da pílula comum. Não pode ser qualquer pílula, por isso, é importante conversar com o médico antes de usar o método. Os dois outros são os comprimidos de emergência, que podem ser tomados de duas maneiras: em duas doses, uma a cada 12 horas, ou em uma única dose mais forte – diz Simone.
Ela frisa que apesar da polêmica, o medicamento é relativamente seguro. Porém, a pílula nunca deve ser tomada se já existe uma suspeita de gravidez. Como o medicamento não tem efeito abortivo, o feto resiste a enxurrada de hormônios, mas os efeitos colaterais no bebê ainda são pouco conhecidos.
– O aborto é a terceira causa de morte entre mulheres grávidas justamente porque usam métodos clandestinos. Mais vale um contraceptivo de emergência tomado na hora certa do que um aborto provocado mais tarde – afirma.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Hospital na praça, a novidade do carnaval em Balneário Camboriú

A grande novidade deste carnaval, além dos palcos colocados em locais estratégicos, manutenção do trio elétrico e contratação de shows artísticos dirigidos ao público jovem e também ao mais conservador, foi a instalação de um hospital de campanha na Praça Almirante Tamandaré para atender o povo em emergências.
Foi uma cooperação entre o Hospital Santa Inês, Prefeitura, Polícia Militar e Univali. O hospital forneceu a estrutura, médicos, equipamentos e enfermeiros, a Univali cedeu estudantes de medicina, a PM as barracas e a Prefeitura os equipamentos e serviços de manutenção do local.
Segundo o Dr. Eroni Foresti, administrador do HSI, a parceria significa um novo tempo para a saúde em Balneário Camboriú. "É a demonstração da boa relação entre Prefeitura, Polícia Militar, Hospital Santa Inês e a Univali. Mostra que esquecendo um pouco os problemas e apresentando ideias em conjunto, é possível trabalharmos pelo bem da coletividade", analisou o nosso colega Eroni.

Febre Tifóide

Doença característica em regiões que sofreram alagamentos, a febre tifóide é transmitida pela bactéria gram negativa Salmonella typhi, cujo quadro clínico cursa normalmente com febre alta, cefaléia, mal-estar geral, anorexia, esplenomegalia e um dos principais sinais: de Faget – dissociação pulso-temperatura, cuja presença é muito sugestiva da doença. Além de outros sinais e sintomas gerais, a febre tifóide pode causar comprometimento neurológico, diarréia e tosse seca.
A febre tifóide é uma doença de veiculação oral, cuja transmissão pode ocorrer de forma direta, através do contato direto com as mãos do doente ou portador; ou de forma indireta, guardando estreita relação com o consumo de água ou alimentos contaminados com fezes ou urina do doente ou portador. Legumes e verduras crus, irrigados com água contaminada, além de frutos do mar mal cozidos ou crus e leite não pasteurizado podem veicular salmonelas. A contaminação de alimentos normalmente é feita por portadores ou doentes oligossintomáticos; por isso, a febre tifóide também é conhecida como a “doença das mãos sujas”.
O diagnóstico da doença é basicamente clínico-epidemiológico. O período médio de incubação é de duas semanas, e a transmissibilidade persiste enquanto existirem bacilos sendo eliminados nas fezes ou urina (normalmente até o fim do período de convalescença). As principais complicações da FT são hemorragia intestinal e, mais raramente, perfuração intestinal.
Tratamento: preferencialmente ambulatorial, a primeira escolha é o Cloranfenicol. A doença também responde bem a Ampicilina, Sulfa+Trimetoprim, Amoxicilina, Ciprofloxacino e Ceftriaxone, sendo que este último tem boa indicação para FT associada à AIDS.
A febre tifóide é doença de notificação compulsória.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Autista é lento para captar sons

O cérebro de crianças autistas reage a estímulos sonoros com uma fração de segundo de atraso em relação ao de crianças que não apresentam a doença. A conclusão é de um estudo realizado pelo departamento de radiologia do Hospital da Criança da Filadélfia, nos Estados Unidos, e divulgado nesta segunda-feira. Para Timothy Roberts, um dos responsáveis pela pesquisa, os resultados poderão ajudar a explicar as dificuldades dos autistas com a comunicação, além de reforçar a idéia de que a doença está relacionada à conectividade cerebral.
A pesquisa analisou o comportamento de 30 crianças autistas com idades entre 6 e 15 anos. A doença, caracterizada por dificuldades em interagir com o mundo e as pessoas e por comportamentos obsessivos, pode ser detectada a partir dos 3 anos de idade e atinge uma em cada 150 crianças americanas.

Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cesta básica ou emprego?

Na semana passada uma catadora de papelão, chamada Lorenza Palma da Cunha, achou R$ 40.000,00 no lixo do supermercado Varejão, na cidade de Penápolis - SP, e devolveu a quantia ao dono do mercado. Até aí, um belo caso de honestidade. Aí, o empresário resolve recompensar a catadora, e oferece como recompensa que ela escolha entre um emprego ou uma cesta básica mensal durante 10 meses (até o final do ano), no valor aproximado de R$600,00. Alguém tem dúvida de qual foi a escolha???
Exatamente - A CESTA BÁSICA! Alega a mulher que não aceitou o emprego para "não alterar a rotina familiar", preferindo continuar levando a vida como catadora de recicláveis.
Mais um belo exemplo de como o assistencialismo, cuja expressão máxima no Brasil está no bolsa-família, encontra maior aceitação entre as pessoas do que o trabalho duro, honesto, suado, de sol a sol, mas que pode levar a um crescimento na vida infinitamente maior.
Belo exemplo de honestidade, péssimo exemplo para a própria família, que deverá entender deste gesto que é muito melhor e mais fácil aguardar que as coisas aconteçam de mão beijada!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Por que todos merecem um médico de família e comunidade?

Nos dias de hoje, quando o cuidado com a saúde é uma das maiores preocupações, a medicina ainda não encontrou a melhor forma de atender os pacientes. Muito se discute sobre a forma mais eficaz e segura de tratamento e, para isso, os governos criam programas de saúde em todas as esferas públicas. Na prática, porém, pouco se discute sobre o que realmente é importante para melhorar os tratamentos e atendimentos do País.
Os médicos se especializam em problemas do coração, do sangue, psiquiátricos e de uma determinada faixa etária, mas há um grupo que além de conhecedores gerais do corpo humano, se preocupam com a pessoa e não apenas com a doença. Especializados na Medicina de Família e Comunidade (MFC), o atendimento desses médicos não fica restrito ao gênero, órgãos ou idade: os médicos de família e comunidade são especializados no tratamento do paciente como um todo, e não restrito a uma parte, apenas. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso, "o médico de família e comunidade não quer saber apenas que doença a pessoa tem, mas qual pessoa tem determinada doença".
Esses médicos são especializados no atendimento às pessoas porque sabem como uma doença afeta a vida de familiares. Durante sua formação, aprendem que há diferentes formas de uma mesma doença afetar pessoas que vivem, por exemplo, em ambientes sociais distintos. Lembrados por muitos como os "médicos de cabeceira", esses profissionais criam vínculo com cada paciente e se tornam referência quando o assunto é a escolha do melhor tratamento.
Considerada uma especialidade estratégica nos sistemas de saúde pela maneira com a qual tratam os pacientes, os Médicos de Família e Comunidade atendem nas Unidades de Saúde da Família, planos de saúde e consultórios médicos de forma integral. As competências terapêuticas e preventivas são componentes destacadas da especialidade não apenas no Brasil, mas em países como Portugal, Canadá, Inglaterra, Cuba e Holanda, onde o contato com o médico de família virou prioridade. "Os princípios da especialidade são compatíveis com os princípios da atenção primária à saúde: primeiro contato com o sistema, atendimento ao longo da vida e cuidado coordenado e integral", explica Gusso.
Apesar de existir no País desde 1976, ter sido uma das primeiras especialidades oficializadas pela Comissão Nacional de Residência Médica e fazer parte da Organização Mundial dos Médicos de Família, a especialidade ainda não é tão conhecida no Brasil, onde a cultura das especialidades está enraizada no sistema de saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa da SBMFC

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Eutanásia – Perguntas e Respostas

A longa agonia da italiana Eluana Englaro, morta em 9 de fevereiro de 2009, aos 38 anos, 17 dos quais passados em estado vegetativo, reacendeu em todo o mundo o debate sobre a eutanásia e a ortotanásia. A prática de provocar a morte de um paciente em estado grave cuja reabilitação é descartada pelos médicos é polêmica, mesmo quando é o próprio paciente quem a solicita. Antes de suspender a alimentação de Eluana, vítima de um acidente de carro em 1992, a família teve de atravessar uma longa e ruidosa batalha na Justiça - e a oposição do premiê Silvio Berlusconi. O caso chegou a gerar uma crise política na Itália. Além de se recusar a assinar o decreto-lei criado por Berlusconi para impedir a eutanásia de Eluana, aprovada em novembro pela máxima corte de Justiça italiana, o presidente Giorgio Napolitano taxou a atitude do colega de inconstitucional. Em seu pedido à Justiça, a família afirmou que levar Eluana à morte atenderia à vontade da paciente. A seguir, mais informações sobre a prática:

1. O que é exatamente a eutanásia e por que é tão polêmica?
De acordo com o dicionário Houaiss, eutanásia é o “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”. Daí, já se pode diferenciar a prática da distanásia, expressão relativa a uma morte lenta e sofrida, e da ortotanásia, vocábulo que representa a morte natural. A eutanásia suscita polêmica pelas mesmas razões que fazem do aborto um motor de calorosos debates: porque perpassa a bioética, e também a moral de cada um. Não há consenso a respeito da validade da prática nem mesmo entre os médicos, porque não há acordo a respeito do que sentem e pensam doentes em coma ou em estado vegetativo. Exemplo dessa dissintonia de opiniões é o caso Terri Schiavo, a americana morta por eutanásia em 2005 a pedido do marido. Ele se apoiava num diagnóstico médico segundo o qual Terri, que em 1990 sofrera uma parada cardíaca e ficara sem oxigenação no cérebro, já não possuía consciência. Os pais da paciente, no entanto, dispunham de outros laudos, que afirmavam que Terri tinha uma consciência mínima, e se opunham à sua morte. A Justiça dos Estados Unidos acabou dando ganho de causa ao marido. Os aparelhos foram desligados e ela morreu.
2. Como é realizado o procedimento que recebe o nome de eutanásia?
Existem pelo menos quatro tipos de eutanásia, divididos em duas categorias: a voluntária e a involuntária, e a passiva e a ativa. Na eutanásia ativa, também chamada de positiva ou direta, o paciente recebe uma injeção ou uma dose letal de medicamentos. Conhecida ainda como negativa ou indireta, a eutanásia passiva foi a que matou Eluana Englaro, cuja alimentação foi suspensa. Aqui, o que conta é a omissão: o paciente deixa de receber algo de que precisa para sobreviver. A diferença entre eutanásia voluntária e involuntária está na participação do paciente. Numa, ele coopera, tomando parte da decisão. Na outra, a ação é praticada sem o seu aval ou mesmo sem o seu conhecimento. Uma outra classificação, que cruza fins e voluntariedade, divide a eutanásia em libertadora (aquela que abrevia a dor de um doente incurável), piedosa (aplicada a pacientes terminais e em estado inconsciente) e eugênica (do tipo que os nazistas praticavam para eliminar indivíduos apsíquicos e associais).
3. A eutanásia é considerada uma prática legal no Brasil?
Não. As leis brasileiras sequer preveem a prática. A eutanásia não possui nenhuma menção nem no Código Penal Brasileiro, que data de 1940, nem na Constituição Federal. Por isso, legalmente falando, o Brasil não tem nenhum caso de eutanásia - quando algo semelhante acontece, recebe o nome de homicídio ou suicídio. Mas, de acordo com a interpretação que advogados e juízes venham a desenvolver, os artigos 121 e 121 do Código Penal podem ser empregados para fundamentar posições em relação à prática. O artigo 121 trata do homicídio qualificado, conceito que inclui a morte provocada por motivo fútil, com emprego de meios de tortura ou com recurso que “dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido”. Em todos esses casos, a pena vai de 12 a 30 anos de reclusão. O artigo 122 versa sobre o suicídio induzido, instigado ou auxiliado por terceiros.
4. Eutanásia pode ser também chamada de suicídio assistido?
Embora as leis brasileiras não prevejam a eutanásia, ela pode ser definida como uma prática distinta do suicídio assistido, que é quando um paciente pede ele mesmo - e sempre de maneira consciente - ajuda para se matar. É este o caso abordado no filme Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, em que o personagem vivido pelo ator Javier Bardem luta para obter o direito ao suicídio. O artigo do Código Penal Brasileiro que dispõe sobre o suicídio assistido, o de número 122, descreve-o como a prática de “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça” e prevê de um a seis anos de reclusão, de acordo com os resultados (se lesão ou se morte) da ação. O artigo também prevê a duplicação da pena se o crime tiver motivo egoístico ou se a vítima for menor de idade ou com baixa capacidade de resistência.
5. Qual é a posição da Igreja Católica brasileira a respeito?
A Igreja é contra a eutanásia. A campanha da fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2008, “Escolhe, pois a vida”, se dirigia contra a eutanásia, bem como contra o aborto e a pesquisa científica com embriões humanos. Ao tomar parte do debate levantado pelo caso Eluana Englaro, o papa Bento XVI afirmou que a eutanásia seria uma “solução falsa para o sofrimento”.
6. Há instituições que defendam a eutanásia no Brasil?
Sim. Uma delas é oriunda da própria Igreja Católica. É a organização não-governamental (ONG) Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), formada por militantes feministas cristãs, dissidentes das encíclicas e de outros documentos elaborados pela cúpula da igreja e ligada à Teologia da Libertação. Em 2008, ano em que a campanha da fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mirou a eutanásia e o aborto, a CDD elaborou um manifesto, questionando: “É possível afirmar a defesa da vida e condenar as pessoas a sofrer indefinidamente num leito de morte, condenando o acesso livre e consentido a uma morte digna, pelo recurso à eutanásia?”.
7. No âmbito político, já se tomou alguma medida para regulamentar a prática?
O Brasil chegou a ter uma iniciativa parlamentar a favor da eutanásia. Foi o projeto de lei 125/96, de autoria do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), que pretendia liberar a prática em algumas situações. Submetida à avaliação das comissões parlamentares em 1996, a proposta não prosperou e acabou sendo arquivada três anos depois. Já o deputado Osmâmio Pereira (PTB-MG) propôs em 2005 uma lei que proibisse claramente e prática no país, definindo-a, assim como ao aborto, como crime hediondo. O seu projeto de lei, de número 5058, também se encontra arquivado.
8. Há países onde a eutanásia é permitida por lei?
Sim. Na Europa, continente que mais avançou na discussão, a eutanásia é hoje considerada prática legal na Holanda e na Bélgica. Em Luxemburgo, está em vias de legalização. Holanda e Bélgica agiram em cadeia: a primeira legalizou a eutanásia em abril de 2002 e a segunda, em setembro do mesmo ano. Na Suécia, é autorizada a assistência médica ao suicídio. Na Suíça, país que tolera a eutanásia, um médico pode administrar uma dose letal de um medicamento a um doente terminal que queira morrer, mas é o próprio paciente quem deve tomá-la. Já na Alemanha e na Áustria, a eutanásia passiva (o ato de desligar os aparelhos que mantêm alguém vivo, por exemplo) não é ilegal, contanto que tenha o consentimento do paciente. A Europa é o continente mais posicionado em relação à eutanásia, mas é provável que o Uruguai tenha sido o primeiro país a legislar sobre o assunto. O Código Penal uruguaio, que remete à década de 1930, livra de penalização todo aquele que praticar “homicídio piedoso”, desde que conte com “antecedentes honráveis” e que pratique a ação por piedade e mediante “reiteradas súplicas” da vítima.
9. Quais argumentos são usados contra e a favor da eutanásia?
Não é à toa que a eutanásia é uma prática polêmica, capaz de dividir opiniões: ela reúne muitos prós e contras. Na opinião de seus defensores, o procedimento é uma saída honrosa para os que se veem diante de uma longa e dolorosa agonia. É essa a posição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. “Não pode haver dignidade com uma vida vegetativa”, disse ele a VEJA. Reduzir esse sofrimento seria então um ato de solidariedade e compaixão. Os casos em que o paciente pudesse decidir por sua morte seriam ainda concretizações do princípio da autodeterminação da pessoa. Questões de saúde pública também podem entrar na discussão: pode-se falar do custo de manter vivo um paciente sem chance de voltar à plena consciência. Para os que se opõem à eutanásia, isso não é desculpa: o estado tem o dever de preservar a vida humana a todo custo, assim como o médico, de cuja ética não pode abrir mão.
10. A eutanásia é uma prática característica do mundo moderno?
Não, a eutanásia é uma prática que acompanha a humanidade há milhares de anos. Não é possível saber a data exata em que surgiu. Em artigo publicado no site da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), o criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da seção paulista da entidade, afirma que a eutanásia era muito praticada na antiguidade, por povos considerados primitivos. Vale lembrar que a palavra tem origem grega. É o resultado do casamento de “eu”, que significa bem, e “thanatos”, que é morte, representando a boa morte ou morte sem sofrimento.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Projeto de deputado catarinense quer acabar com horário de verão

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 397/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que acaba com o horário de verão em todo o País. Na avaliação do parlamentar, adiantar o relógio em uma hora durante o verão, além de mudar a rotina de milhões de brasileiros, é pouco efetivo na redução do consumo de energia.
O horário diferenciado foi instituído no Brasil no verão de 1931/1932 com o propósito de economizar energia. Como durante o verão os dias são mais longos, ao adiantar uma hora no relógio, aproveita-se a luz natural, o que teoricamente reduz a geração da energia elétrica destinada à iluminação artificial. Segundo dados da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o horário de verão também reduz a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, das 18 às 21 horas, chamado "horário de pico". A adoção do horário especial, portanto, representa uma economia média de 4% a 5%, de acordo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Collato avalia, no entanto, que a redução é pouco significativa e não se justifica em razão dos prejuízos que pode causar ao organismo. "As bruscas alterações de horário ocasionam distúrbios orgânicos no homem", afirma, citando como exemplo das conseqüências fadiga, dor de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade, constipação e queda da imunidade. Colatto afirma ainda que a mudança de horário pode ocasionar a síndrome de jet lag - conseqüência da alteração de rotina, freqüente em viagens, e responsável por alterações fisiológicas no homem.
Sair de casa antes de amanhecer além de desconfortável, analisa o deputado, é perigoso. "Pode-se imaginar a sensação de perigo que acompanha o cidadão quando se vê obrigado a sair em plena escuridão para ir par o trabalho."
Fonte: Blog Aderbal Machado, sobre Agência Câmara

Acabou o horário de verão; acerte seu relógio

Acabou o horário de verão. A partir da 0h deste domingo (15), os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18 horas e 20 horas. Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Casos de Aids triplicam entre brasileiras com mais de 50 anos

Nos últimos 10 anos, a incidência de casos de Aids entre mulheres acima de 50 anos triplicou. Preocupado com o crescimento, o Ministério da Saúde (MS) lançou nesta sexta-feira (13), no Rio, uma campanha voltada para essa faixa etária.
"É uma situação extremamente preocupante. Há também uma preocupação de que mais de 70% das mulheres acima de 50 anos não usam preservativo, camisinha, mesmo em relações eventuais. Então o objetivo desta campanha é chamar a atenção para este problema e informar adequadamente as mulheres da importância de elas falarem com seus companheiros, maridos, namorados, sobre essa questão e exigir o uso do preservativo, da camisinha. O homem está dentro disso. O homem tem que estar consciente que ao usar ele está se protegendo e protegendo a pessoa que ele gosta, que ele ama", diz o ministro José Gomes Temporão.
Com o slogan "Sexo não tem idade para acabar. Proteção também não", o objetivo é chamar a atenção das mulheres nessa faixa etária sobre a importância de usar preservativo, principalmente nas relações eventuais. Dados de pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde indicam que 72% das brasileiras nessa idade não usam camisinha com parceiros casuais. O levantamento revela ainda que mais da metade delas (55,3%) são sexualmente ativas, mas apenas 28% usam camisinha. Entre os homens, o número chega a 36,9%. Segundo o MS, os casos de Aids entre as mulheres acima de 50 anos triplicaram em dez anos. Em 1996, havia 3,7 casos por 100 mil habitantes; em 2006, o índice já era 11,6.

Monoterapia X Politerapia em TAB

O Prof. Dr. Alan Indio Serrano encaminhou um interessante artigo sobre as possibilidades de poli x monoterapia no transtorno bipolar. Os interessados podem acessar o artigo através do link http://www.psychiatrictimes.com/display/article/10168/53771?pageNumber=1.
Atenção alunos: se está no blog, passa a ser considerado matéria de prova!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Médico é condenado por assédio a paciente

Um médico de Água Boa (MT) foi condenado por atentado ao pudor praticado contra uma paciente. Ele foi condenado a uma ano e sete meses de prisão, mas a pena foi convertida. O médico deve pagar à vítima uma quantia equivalente a 50 salários mínimos, além prestar serviços à comunidade. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, cabe recurso para a decisão.
Conforme o processo, a vítima teria procurado o centro médico do município para realizar uma consulta. Após entrar no consultório, o médico teria trancado a porta e começado a questionar a vítima sobre seu problema, fazendo perguntas sobre o relacionamento da vítima com o marido. Durante o questionário, o médico teria usado palavras obscenas. Segundo o relato da vítima, ao examiná-la, o médico teria tocado partes íntimas de seu corpo, fazendo insinuações. Conforme apurado durante o processo, este não seria um caso isolado, pois outras mulheres também testemunharam sobre abusos que teriam sofrido.
O médico, em sua defesa, argumentou que jamais poderia ser condenado com base em indícios, e que não teria praticado o crime. Ele afirmou que a vítima seria uma pessoa com problemas psicológicos e que seu depoimento não seria suficiente para validar as provas contra ele. No entanto, para a relatora do recurso, juíza Graciema Ribeiro de Caravellas, os argumentos do médico não têm credibilidade, pois apresentam contradições com relação ao conjunto de provas. A relatora ressaltou ainda o fato de que as testemunhas, mesmo não se conhecendo, relataram de forma idêntica alguns fatos sobre a conduta do médico.

Fonte: G1

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Britânica morre de fome após operação para arrancar dentes

Uma britânica de oito anos de idade morreu de inanição por se recusar a abrir a boca depois de uma operação para a retirada de dentes de leite.
Sophie Waller, da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha, tinha tanto medo de dentistas que foi levada ao Hospital Royal Cornwall para a operação. Depois do procedimento, a menina não abriu mais a boca e começou a ser alimentada por meio de tubos.
Três semanas depois Sophie morreu em casa. Foi aberto um inquérito para investigar a morte da criança. Os pais de Sophie, Richard e Janet Waller, deram depoimentos no inquérito e afirmaram que Sophie sempre teve medo de dentistas e se recusou a comer ou falar quando um dente de leite começou a se soltar.
O médico de Sophie conseguiu marcar uma cirurgia no Hospital Royal Cornwall para a retirada do dente com anestesia geral. Sophie foi internada no dia 7 de novembro de 2005. Na ocasião, a menina teve oito dentes de leite retirados para que ela não passasse novamente pelo trauma de perder outro dente. Depois da operação, no dia 9 de novembro, Sophie se recusava a abrir a boca para comer ou falar e, ainda no hospital, começou a receber alimentação por meio de um tubo.
Ela saiu do hospital no dia 17 de novembro e foi para casa, mas a família foi avisada de que um leito no hospital estaria à disposição.
Apesar das tentativas de alimentar Sophie e da família ter pedido a ajuda de um psicólogo, a saúde da criança piorou e, depois de um tempo, ela mal conseguia andar. Sophie morreu em sua cama no dia 2 de dezembro. Os pais da menina afirmam que quatro dias antes da morte dela eles ligaram para o hospital para avisar que estavam levando Sophie de volta, mas o hospital afirmou que isto não poderia ser feito. Marion Brundell, patologista, afirmou no inquérito, que ainda continua, que Sophie morreu devido à insuficiência renal aguda devido à desidratação e inanição.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Residentes em Medicina de Família farão para prova de titulação

Os residentes em Medicina de Família e Comunidade (MFC) credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) com experiência mínima de dois anos em Atenção Primária em Saúde (APS) ou na Atenção Básica em Saúde (ABS) poderão se inscrever para a prova de titulação da especialidade. O exame acontecerá em 31 de maio. Os locais dos exames serão divulgados em breve, pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade(SBMFC).

Maconha pode aumentar risco de câncer de testículo

Um estudo publicado nos EUA afirma que o uso de maconha pode aumentar o risco de homens desenvolverem câncer de testículo de uma forma mais agressiva.
Para a pesquisa, foram observados 369 homens, entre 18 e 44 anos, com câncer testicular, e 979 homens da mesma faixa etária, mas livres da doença. Os homens que consumiram maconha nos últimos 10 anos teriam 70% a mais de chance de desenvolver a doença, segundo as conclusões do estudo, do qual participaram diversos pesquisadores, incluindo médicos do famoso “Cancer Research Center”, em Seattle.
Os próprios médicos admitem que o estudo ainda não é absolutamente conclusivo e que mais pesquisas são necessárias. De fato, nem ao menos se sabe o que causa exatamente esse tipo de câncer em pacientes dessa idade. Outros estudos indicam a relação entre casos pregressos na família de pacientes que indicariam um forte fator genético de predisposição e, até mesmo, a relação entre testículos não descendentes e a doença.

Dica de boa leitura

Quando tiverem oportunidade (principalmente depois que passar o TCC...), não deixem de ler "A Cabana", romance de fundo religioso escrito por William P. Young. No livro é contada a história de Mackenzie Allen Philllips, pai de uma família americana média, comum, que passa por uma brutal experiência de perda. Após anos lutando contra aquilo que chama de A Grande Tristeza, Mack recebe um bilhete assinado diretamente por Deus, e vai ao encontro definitivo de seus medos e angústias. Uma narrativa fantástica, ponteada de dramas antigos e recentes, misturada com aquilo que vai levar Mack para longe da depressão. Independentemente da crença religiosa (ou mesmo da sua ausência), é uma bela história do encontro do homem com sua verdadeira essência.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

'Demos voz a Eluana', diz pai da italiana que sofrerá eutanásia

Giuseppe Englaro, pai da italiana de 38 anos que está em estado vegetativo desde 1992, disse ao jornal chileno "La Nación" que não fez "nada além de dar voz a Eluana", ao explicar sua decisão de deixar a filha morrer. Giuseppe questiona a Igreja Católica e as ideologias que tentaram impor em uma história que ele viveu com mais dor que qualquer outro. Embora o debate do caso tenha começado em 1997, quando o pai de Eluana iniciou a batalha judicial para desligá-la dos aparelhos, a polêmica veio à tona depois que, após 12 anos, a Justiça permitiu que a família iniciasse o procedimento para retirar a alimentação e a hidratação da italiana. Ele lembra que, algumas semanas antes de sofrer o acidente, a filha - chocada com uma história semelhante de um amigo que ficou em coma profundo - disse o que deviam fazer com ela se acontecesse algo parecido: "não comigo, lembrem". "Ficava horrorizada com estes casos, ao ponto de dizer que ela não aceitaria isso (fica em coma) jamais", disse Giuseppe.
Giuseppe Englaro insistiu em que a decisão que tomou foi determinada pela filha, que tinha pedido a ele a à mãe para ser protegida caso ocorresse algo parecido, o que depois realmente aconteceu.
"Sabia o que poderia acontecer após um acidente de trânsito: tinha visto alguns amigos que tinham sido submetidos a protocolos de reanimação de emergência para sobreviver em condições de total privação, ligados a máquinas sem as quais não poderiam sobreviver", acrescentou. Afirmou que a filha ficava horrorizava com este tipo de sobrevivência e que disse mais de uma vez aos pais, parentes e amigos "que preferia morrer a continuar vivendo nessas condições".
"Pedimos sempre apenas o respeito à vontade de Eluana e sua maneira de ser. Não fizemos nada além de dar-lhe voz", reiterou.
Ontem a alimentação e a hidratação parenterais de Eluana foram suspensas, e espera-se o óbito por desidratação/desnutrição entre sete e dez dias.

Use as frutas a favor da sua beleza

As frutas são um luxo que a natureza nos dá de presente: cores, sabores e texturas deliciosas. Mas além do sabor as frutas também podem potencializar a beleza. Os novos cosméticos aproveitam propriedades das frutas para que as mulheres fiquem belas "à moda natural". Não há nada mais sensual do que uma boa fruta.
Desde a antiguidade elas estiveram associadas ao mágico, ao sagrado e à luxúria. A maçã, por exemplo, tem uma simbologia no cristianismo e as mangas são sagradas para a religião hindu. Nos ritos caribenhos e africanos, as frutas fazem parte das oferendas feitas aos deuses.
O melhor de cada fruta:
Você pode consumi-las recém saídas do supermercado, da banca ou do pé, pode fazer sucos, usar para cozinhar ou aplicá-las em máscaras caseiras. As frutas têm muitas propriedades que ajudam a manter a beleza e a purificar o organismo. Saiba as vantagens de cada fruta para que sua dieta seja mais adequada às suas necessidades.
Manga - Purifica o sangue e é boa para a pele. Ajuda no tratamento contra a acne.
Limão - Por ter muita vitamina C, favorece a circulação, cura resfriados e faz bem para o estômago. Ajuda a curar as úlceras da boca.
Laranja - Rica em vitamina C, é energizante, laxante e previne infecções.
Framboesa - Tonificante, vigorizante e desitoxicante.
Kiwi - Possui muita vitamina C, é antioxidante e laxante. Ajuda nos tratamentos contra a tensão, a depressão e as desordens digestivas.
Melão - Com muita vitamina A, é bom para a pele e ajuda a manter o bronzeado intenso.
Abacaxi - Favorece a digestão e purifica o organismo.
Uva - Ajuda a combater a anemia e a fadiga. Previne o câncer e reduz o nível de colesterol no sangue. Também ajuda a limpar e a regenerar o organismo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

II Fórum de Ética Médica do CREMESC

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, realizará nos dias 20 e 21 de março de 2009, o II Fórum de Ética Médica do CREMESC. Será uma oportunidade para trocar ideias com seus colegas e seu Conselho Profissional. Agende-se desde já.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:
- Autonomia do paciente;
- Auditoria dos planos de saúde;
- Consentimento esclarecido;
- Aspectos éticos no tratamento das obesidade;
- Procedimentos estéticos - situação atual;
- Cartão de descontos de medicamentos;
- Dilemas éticos na emergência e UTI;
- O emprego da Medicina Baseada em Evidências como limitador do ato médico;
- Aspectos éticos na indicação de próteses e órteses;
- Entrega de prontuário a autoridade judicial/policial.

Ocorre de 20 de março a 21 de março em FLORIANÓPOLIS - Hotel Mercure Itacorubi - Av. Admar Gonzaga, nº 600.

VII Jornada de Controle de Infecção Hospitalar

Nos dias 14 e 15 de maio de 2009, no Majestic Palace Hotel, o Imperial Hospital de Caridade promoverá a VII Jornada de Controle de Infecção Hospitalar.
Realizado no Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, o evento tem o objetivo de aperfeiçoar os profissionais que atuam na área da saúde, oferecendo subsídios que garantam o desenvolvimento das atividades voltadas para o controle das infecções hospitalares.
Inscrições e informações: AG3 Eventos / Telefone: (048)3235-1302
e-mail: jornada@ag3eventos.com.br

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Célula única pode causar tumor

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que apenas uma célula de câncer de pele pode ser o bastante para causar um novo tumor. O estudo foi feito por uma equipe do Instituto Médico Howard Hughes e da Universidade do Michigan com o melanoma, um câncer de pele conhecido pela sua capacidade de se espalhar, e publicado na revista Nature. Os pesquisadores injetaram células individuais de melanoma em camundongos com sistemas imunológicos muito enfraquecidos e descobriram que 27% destas células formaram tumores.
Estudos anteriores mostravam que nem todas as células de câncer podem desencadear um novo tumor e que esta capacidade estava restrita a um pequeno número de células cancerosas especializadas, ou "células-tronco cancerosas". Mas, para Sean Morrison, pesquisador que liderou o estudo, a forma como eram feitas as pesquisas anteriores (com ratos com sistema imunológico não tão enfraquecido) não permitia que se testasse totalmente a capacidade de um célula de gerar um tumor. "Muitos tipos de câncer devem ser como melanoma, um tipo tradicional no qual cada célula é ruim."

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Italiana que está em coma há 17 anos é transferida para hospital para morrer

Eluana Englaro, de 37 anos, deve sofrer eutanásia. Procedimento ocorrerá após dez anos de polêmicas e de disputa judicial.
A italiana, que se tornou um símbolo do movimento pró-eutanásia, foi transferida nesta terça-feira para um hospital da cidade de Udine, ao norte da Itália, onde vai morrer pacificamente. A ambulância que levou Eluana deixou a clínica onde ela estava em Lecco, próximo a Milão, desde que entrou em estado vegetativo após sofrer um acidente de carro 17 anos atrás. Um grupo de manifestantes contrários à eutanásia tentou evitar a saída do veículo. Eles gritavam "Não a matem". A decisão de permitir o fim da vida de Eluana gerou um imento debate na Itália, com o Vaticano apoiando os adversários do "direito de morrer". Em 21 de janeiro, um tribunal de Milão derrubou uma decisão de autoridades regionais que impedia os hospitais da região de cooperar com o fim da vida de Eluana. Isso encerrou a batalha judicial de dez anos travada pelo pai de Eluana, Beppino.
Os médicos calculam que, retirada a sonda de alimentação, Eluana deve demorar 15 dias para morrer, por desnutrição/desidratação agudas. Não se pode falar em fome e sede, visto que tecnicamente a pessoa precisa estar consciente para sentir tais necessidades.
No Brasil, a legislação é omissa em relação a casos como este, e médicos que auxiliem num procedimento semelhante estão sujeitos a penalidades éticas e criminais.

BBB e "as gostosas"

Cada cidadão tem sua opinião, de direito, sofre o fenômeno televisivo "Big Brother Brasil". A minha, amplamente conhecida pelos que convivem comigo, é que o progama é de uma inutilidade e futilidade tal que, acredito, emburrece verdadeiramente quem o assiste. Mas, como há gosto para tudo, respeito as opiniões diversas, assim como gosto de ver as minhas respeitadas. Não publicaria um post sobre o BBB se algo não me tivesse chamado muito a atenção. No Rio de Janeiro, o juiz de direito Cláudio Ferreira Rodrigues deu ganho de causa para um homem que ficou meses sem poder assistir televisão por causa de um defeito no aparelho. O motivo? Leia trecho da sentença...
''Na vida moderna, não há como negar que um aparelho televisor, presente na quase totalidade dos lares, é considerado bem essencial. Sem ele, como o autor poderia assistir às gostosas do Big Brother?''
E tem gente que ainda fica perplexa com as trapalhadas do judiciário brasileiro... Com exemplos como este, de quem supostamente apresenta um conhecimento da linguagem escrita acima da media, o brasileiro comum se vê diante de uma justiça rasa, de baixo nível, apelativa.
O cidadão que ficou meses sem assistir TV, nada mais louvável que processe e ganhe sua causa, mas com esse argumento do juiz? Francamente!...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Congresso Brasileiro de MFC

Continuam abertas as inscrições para o X Congresso Brasileiro de MFC, que será realizado em dezembro de 2009 no Costão do Santinho - Florianópolis. Aproveitem os preços promocionais, acessando o site www.sbmfc.org.br/congresso2009.

Prof. Eroni no HSI

Ontem o prof. Eroni, nosso colaborador na área de Cirurgia Ambulatorial em MFC, foi confirmado como novo administrador do Hospital Santa Inês. O HSI, que é particular, está sob intervenção municipal desde o início de 2008, por problemas financeiros graves que estavam influenciando negativamente na área técnica. É sabido que a crise do hospital é imensa, e esperamos que o prof. Eroni possa, com tranquilidade, desatar mais esse gigantesco nó, com sua competência, boa vontade e espírito aguerrido.
Boa Sorte, Eroni!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Divisão de Grupos do Primeiro Rodízio - MFC

Os alunos do primeiro rodízio estarão divididos nas seguintes unidades de saúde:

UBS Espinheiros - Prof. Alexandre
  • Aline Knak
  • Ana Carolina S. Tessari
  • Gisele Breda Vieira

UBS Votorantim - Prof. Julio

  • Carolina Herbes
  • Giovana da Luz Guzzatti
  • Ivan Junior Chagas Paranhos
  • Kellen Fernanda Z. de Rezende

UBS Murta - Prof. Emerson

  • Carolina Tosetto Cachoeira
  • Daniele Cristina F. Lousada
  • Gabriela Piazza Sassi
  • Gabriele Kohler Teixeira

Os horários e atribuições em cada unidade serão definidos por cada professor.

Sejam todos bem-vindos!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Mulher morre após lipoaspiração em clínica de SP

Mais uma vez observamos uma morte em clínica de intervenções estéticas. Desta vez, uma mulher morreu na manhã deste último sábado após se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração em uma clínica da zona leste de São Paulo. Regiane Aparecida Elizabete Bauer, 27 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória.
O Centro de Operações da Polícia Civil (Cepol) confirmou a informação, mas não quis liberar mais detalhes sobre o óbito. Um boletim de ocorrência foi registrado no 69º Distrito Policial para que o caso seja investigado.
É preciso dar um basta neste problema. Sistematicamente, nos grandes centros, somos surpreendidos com notícias deste calibre. É necessário que os CRM's atuem com maior intensidade na sua fiscalização a estas supostas clínicas de qualidade duvidosa, que vendem um sonho de consumo a preços mais acessíveis e destroem vidas reais como num passe de mágica. Mais uma vez, vale a máxima - preço não é tudo. Para entregar seu corpo nas mãos de alguém, certifique-se da sua perícia, habilidade e credenciais.

Bem Vindos

Após uma longa pausa para férias, estamos de volta com o blog - e com as aulas. Para abrilhantar os pródromos do ano letivo de 2009, iniciamos com a listagem dos professores aprovados no último Processo Seletivo Interno de Docentes da Univali:
  • Prof. Otavio Lazzaris Anacleto - Clínica Cirúrgica 7º e 12º períodos
  • Prof. Cleyton Gregory Silva - Clínica Médica 10º e 12º períodos
  • Prof. Carlos Francisco Duarte Junior - MFC 10º período
  • Prof. Plínio Augusto Freitas Silveira - MFC 10º período
  • Prof. Alexandre Pereira - MFC 11º período
  • Prof. Julio Corazza - MFC 11º período
  • Prof. Emerson da Silveira - MFC 11º período
  • Prof. Edson Artur Rossini - Pediatria 9º período
  • Profa. Ângela B. F. Azevedo Dias - Pediatria 9º período

A todos os professores aprovados nossos mais sinceros PARABÉNS!!